A Casa da Criança Paralítica desenvolve diversos programas e projetos integrados que atendem, não apenas as crianças, mas também suas famílias e os ex-pacientes que já finalizaram o tratamento na Casa.
PROGRAMA SÓCIO EDUCATIVO
- Projeto Encontro: com este projeto a Casa promove a inclusão social das crianças e adolescentes atendidos em parceria com as escolas de rede regular de ensino.
- Grupo Operativo: Em grupo, os pacientes e suas famílias discutem e se ajudam nos momentos de desafios enfrentados por causa da deficiência. As atividades visam contribuir para o equilíbrio emocional e afetivo, refletindo no amadurecimento psicossocial.
PROGRAMA FAMÍLIA EM AÇÃO
- Projeto Ambulatório: Este projeto tem como objetivo avaliar a principal patologia da criança e agilizar a admissão do dela no tratamento.
- Projeto Grupo de Chegada: Acolhe as famílias com dinâmicas motivacionais e expõe as normas da CCP, em relação aos serviços oferecidos. Este momento é especial e de extrema importância para o início e decorrer do tratamento da crianças.
PROJETO REDI
- Reabilitação, Estimulação, Desenvolvimento e Inclusão (Propiciar o processo de reabilitação, estimulação e inclusão da pessoa com deficiência física da
região sudoeste de Campinas, a partir de atendimentos e orientações, de forma
descentralizada.
PROJETO CONEXÕES
- A tecnologia como instrumento para a construção do projeto de vida de jovens com deficiência física.
- O projeto pretende trabalhar junto aos adolescentes e jovens com deficiência física, de 15 a 29 anos, a construção do projeto de vida e estratégias para colocá-lo em prática, por meio do uso da tecnologia, em oficinas com 03 grupos de até 08 adolescentes e jovens, com duração de 2 horas, uma vez por semana. Será realizado com 24 adolescentes e jovens no período de 12 meses.