Ana Laiza tem uma irmãzinha gêmea, chamada Ana Luiza. Elas tem 3 aninhos de idade e são filhas da simpaticíssima Mara Lúcia, de 24 anos. Depois de 6 anos de casados os pais de Ana Laiza e Ana Luiza resolveram ter filhos e, para a surpresa de ambos, tiveram gêmeas.
A gestação foi normal até o terceiro trimestre, quando teve pré-eclâmpsia. Ao nascer, Ana Laiza nasceu arroxeada, então ficou tomando banho de luz, quando detectaram que ela tinha paralisia cerebral. Ana Luiza, sua irmã, teve que ficar na maternidade para ganhar peso e saiu da internação depois de Ana Laiza, porém sem nenhuma necessidade especial. Depois que foram pra casa nunca mais se desgrudaram. Ela são muito ligadas e se dão muito bem. Se Ana Laiza está chorando porque a chupeta caiu no chão, Ana Luiza é capaz de tirar a chupeta e dar para a irmã. Ana Laiza é uma menina carinhosa, cativante, simpática e sua irmão mais reservada.
Com 6 meses de idade Mara Lúcia levou Ana Laiza no neurologista e notou um atraso no seu desenvolvimento. Quando elas foram na aula de natação, o irmão de uma das mães que estavam esperando sua filha na aula indicou a Casa da Criança. Ana Laiza já está aqui há 2 anos.
Ela é corajosa, não tem medo de nada, é destemida e adora um fofoquinha. Quando briga com a irmã sai correndo para contar para a mãe. Ela ama chocolate, prefere salgados à doces e não é fã de fruta. Já sua irmã Ana Luiza ama sorvetes. No tempo livre as menininhas adoram ir ao parquinho com o pai e com a mãe.
No período da tarde Ana Laiza vem à Casa da Criança Paralítica 2 vezes por semana e a mãe faz os exercícios com ela em casa. No período da manhã elas vão na escolinha e até lá são inseparáveis, estão na mesma sala! Elas tem muitos amiguinhos e Ana Laiza consegue realizar todas as atividades que a irmã. Quando elas não vem na CCP, a tarde vão passear na casa da avó, vão na piscina e brincam com o cachorro, Kiko. Com essa rotina Ana Laiza consegue executar os movimentos com mais facilidade e se soltou mais.
“Amadureci muito como mãe e tenho o sonho de ver Ana Laiza andando e meu maior medo é da minha filha sentir que as pessoas tem preconceito. Mas nunca questionei o porque da minha filha ser deficiente, agradeço a Deus pelo presente”.
Mara Lúcia – Mãe de Ana Laiza e Ana Luiza