A Casa da Criança Paralítica de Campinas é especializada no tratamento de reabilitação para crianças e adolescentes com deficiência física. As patologias que atinge o sistema motor mais frequentes são:
Paralisia Cerebral (PC)
É uma desordem do movimento e da postura causados por uma lesão no cérebro em desenvolvimento. Esta lesão provoca alterações no controle dos movimentos, resultando na dificuldade da criança em manter a postura e realizar movimentos normais. Uma criança com PC pode apresentar outras dificuldades associadas a importantes domínios do seu desenvolvimento global como na cognição, na linguagem (comunicação expressiva e receptiva), no motor grosso e fino, no desenvolvimento socioemocional e adaptativo, permitindo a caracterização de diferentes níveis de funcionalidade nos quadros com diagnóstico como de Paralisia Cerebral.
Mielomeningocele
A Mielomeningocele é uma malformação congênita da coluna vertebral, que ocorre no primeiro mês da gravidez. A criança nasce com a medula espinhal exposta e por isso, toda a inervação que passa por essa região acaba comprometida interferindo nas funções dos órgãos e membros inferiores atingidos a partir da lesão. Os possíveis problemas associados á Mielomenigocele são a hidrocefalia, a bexiga neurogênica, a alergia ao látex, problemas ortopédicos, dificuldades cognitivas. Nos quadros de mielo é comum a ocorrência da hidrocefalia com o fechamento cirúrgico da coluna e medula exposta. Falando em hidrocefalia, o aumento do líquido cefalorraquidiano e de sua pressão nos ventrículos cerebrais, exige a realização de um procedimento cirúrgico para sua correção. Ele consiste na colocação de uma válvula de derivação ventrículo-peritoneal para drenagem desse líquido em excesso, controlando as possíveis sequelas desse desequilíbrio.
Distrofia muscular progressiva
As distrofias englobam um grupo de doenças hereditárias genéticas caracterizada por uma degeneração progressiva dos músculos, sendo a mais comum e também a mais severa, a Distrofia Muscular Progressiva de Duchenne (DMD), que atinge principalmente meninos. A DMD se manifesta por volta de 3 a 5 anos de idade, quando a criança começa apresentar quedas frequentes, dificuldades para levantar do chão, para subir e descer escadas e para correr.